[ 3 / biz / cgl / ck / diy / fa / ic / jp / lit / sci / vr / vt ] [ index / top / reports ] [ become a patron ] [ status ]
2023-11: Warosu is now out of extended maintenance.

/jp/ - Otaku Culture


View post   

File: 433 KB, 1280x720, 1561689786953.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
22329852 No.22329852[DELETED]  [Reply] [Original]

A produção de animação no Japão cresceu defasada em relação ao principal expoente do ocidente, os estados unidos. A razão é óbvia, os 15 anos de estagnação da economia japonesa apos a segunda guerra. Foi na década de 60 e 70 com bastante incentivo de nomes famosos que todos conhecem como Tezuka e mais tarde Miyazaki, que o mercado de animação japonesa começou a crescer. A década de 80 viveu algumas crises mas no geral um balanço positivo na economia japonesa, e por consequência a quantidade de animações junto com esse "mercado" cresceu imensamente nessa época graças a o mencionado crescimento econômico. O mais importante é lembrarmos que os anos 80 foi a década que o Japão, junto com seu crescimento, sofreu a maior parte do seu maciço processo de ocidentalização de sua cultura, principalmente urbana.

A animação e mangas não escapou desse processo de ocidentalização. Nos Eua, a década de 80 também teve importante boom na cultura pop e de entretenimento e animações e HQs tiveram uma revolução e grande crescimento de influência em todo mundo. Os animes mais pops do Japão, o que conhecemos hoje como "shounens" até tinham alguns pilares culturais particulares nascidos no próprio país como o gênero mecha, mas mesmo nestes, esse processo de ocidentalização foi inevitável.

>> No.22329892

HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE HUE

>>
Name
E-mail
Subject
Comment
Action