[ 3 / biz / cgl / ck / diy / fa / ic / jp / lit / sci / vr / vt ] [ index / top / reports ] [ become a patron ] [ status ]
2023-11: Warosu is now out of extended maintenance.

/jp/ - Otaku Culture

Search: forma


View post   

>> No.10300197,25 [INTERNAL]  [View]

A discussão sobre a evolução histórica de qualidade de Animações japonesa, e por consequencia, também de mangas é complexa e cheia de variaveis. Tentarei tratar aqui de uma forma resumida das principais influências que culminaram no gênero MOE nos anos 2000.

Para facilitar essa discussão irei separar essa tese do assunto principal desse tópico e focar mais no ponto da ascensão e suposta "recessão" dos animes.

Os 3 principais pontos são, começando pelo mais importante:

1 e 4 - A falácia de que a qualidade dos animes "em geral" caiu, por culpa do moe.

2 - O paradoxal 'crescimento decadente' da animação japonesa na década de 80 até a revolução da primeira metade da década de 90.

3: O mercado e a produção hoje:

3a - A dinâmica de produção de animes, a quantidade e qualidade de mangas em contraste com a quantidade e qualidade de animes

3b - A decisão econômica das produtoras na escolha de títulos a serem adaptados e de produção de obras originais e seu direcionamento para os nichos mais lucrativos.

3c - A importância que a crise de 2008 teve na decadência desse processo


O primeiro ponto que quero tratar servirá de introdução e só fará sentido após analisar por completo os pontos 3a-c.

>> No.10300197,33 [INTERNAL]  [View]

3a

Vamos começar esse tópico falando de uma característica interessante da cultura japonesa, o processo de criação artístico e intelectual é bem diferente do formato industrial que ocorre nos EUA, os artistas possuem mais autonomia e liberdade para fazer as obras que desejam.

Vamos falar da lei gensakusha, no Japão, o autor original de uma obra a ser adaptada, em geral mangas, mas pode ser um escritor de LN por exemplo, pela lei tem direito de fazer as escolhas principais e inclusive controlar a adaptação da sua obra original da forma que quiser. Isso é claro, não significa que na prática ele seja alguém com a palavra absoluta incontestável, até porque mangakas costumam ser muito ocupados e não podem nem tem tempo de supervisar diretamente todo o trabalho de adaptação da sua obra, além de é claro, "concessões" terem de ser feitas para aceitar fechar o contrato com um estúdio de animação, mas, nesse contrato, graças a lei citada, o autor original por direito ainda mantem bastante autonomia para supervisionar como sua obra será adaptada, mas em geral isso acaba ficando mais em cargo de seu agente, que em muitos casos, mais é, um produtor da editora de manga que serializa sua obra.

Isso torna o processo criativo e artístico no Japão muito mais rico e plural se comparado aos enlatados estadunidenses, onde roteiros são fabricados e alterados com a tirania dos estúdios de gravação e o autor, mesmo quando é um figurão expoente, acaba tendo de ceder a alterações impostas para que sua produção "venda mais". Série de TV são particularmente pobres nesse sentido. Quantas séries de TV de fato possuem uma história complexa linear, sólida com começo meio e fim, que não enrole no meio? E quando novas temporadas surgem do além e o autor resolve mudar toda a história e o roteiro por mais um ano, enchendo de fillers e plot twists para poder vender mais? Mesmo quem não viu LOST sabe a tourobosta que foi para terminar aquela série. Mas bem, isso é assunto para todo um artigo próprio.

>> No.10300197,34 [INTERNAL]  [View]

Voltando, falando em editoras, artistas e em autonomia, é interessante fazermos um breve resumo de como uma manga chega a uma produtora. Muitos mangakas começam a experimentar a produção de histórias logo no colégio e eventualmente faculdade, ainda adolescentes eles acabam entrando em pequenos "círculos" de produtores que irão vender obras independentes, curtas, muitas as quais conhecemos como "doujins" em grandes convenções e feiras. Isso significa que esses mangakas em geral possuem bastante chance e autonomia de fazerem histórias do jeito que querem e com muita independência criativa. É claro que eventualmente um mangaka ira tentar focar para agradar um determinado gênero demográfico mais crescente e analisar as tendências do mercado para ter maior chance de ser chamado por uma produtora grande que produz os famosos "encadernados", ou antologias, nelas suas obras circularão semanalmente ou quinzenalmente por todo Japão graças ao poder dessa produtora assim dando mais visibilidade ao mangaka. As editoras mais pops como as de shounen até podem opinar e estabelecer demandas na obra do autor de acordo com a opinião e gosto do público, mas no fim, o mangaka ainda possui bastante autonomia para fazer a sua história do jeito que ele quiser e em geral a editora apenas faz um trabalho de caça talento de encontrar uma boa obra que encaixe-se em nichos com boa procura.

Novamente a comparação com o processo de criação enlatado dos Eua, podemos fazer uma analogia com como eram as Gravadoras de discos de bandas da década de 60~70 no ocidente. Elas PROCURAVAM bandas boas, com os famosos agentes "caça talentos" e quando achavam algo bom, financiavam aquilo. Mais tarde perceberam que esse processo era demorado, inseguro e ineficiente e com publicidade pesada e todo um processo de industrialização, inclusive na mídia com talkshows, eles poderiam praticamente FABRICAR uma banda ou um sucesso da forma que eles achassem melhor, temos casos de músicas compostas puramente por algoritmo de computador para o American Idol, símbolo máximo da evolução desse processo de produção enlatado de entretenimento. Felizmente No japão isso não ocorre e vemos ainda uma produção individual e legítima em mangas. (É claro que existe bastante coisa ruim como fillers, mas estão mais focados no mercado infantil de shounens, onde é mais fácil enrolar e manipular as crianças.)

>> No.10300197,35 [INTERNAL]  [View]

Retornando novamente, falamos de mangas pois são a mídia principal mais adaptada em forma de Anime, de fato, 70% dos animes que são produzidos vem de mangas, e apenas pouco mais de 20% são Light ou Visual novels.
O processo de produção de Light novels é bem similar e comparável ao de animes, então vamos pulá-los até porque não é minha especialidade.

Uma coisa que é importante deixar clara: Muitos leigos e casuais confudem e acham que quem decide, banca e produz os animes são exclusivamente os estúdios de animação, como KyoAni, Shaft, JCstaff e etcetera. Isso não é verdade. Os estúdios de animação possuem os profissionais, conhecimento técnico e equipamento para produção das animações, mas a maior parte das finanças vem de PRODUTORAS e eventuais patrocinadores e distribuidores de DVDs e BDS contratados por essas, com interesses, obviamente, financeiros na consolidação de um anime. Alguns estúdios possuem divisões produtoras próprias e algumas produtras são ramificações de grandes empresas de mídia como Sony, Pony canyon*** é um bom exemplo de uma produtora sem estúdio desse tipo. Outras produtora exclusivas que não possuem estúdio próprio, é a famosa Kadokawa Shoten e a Aniplex. Já um exemplo de um estúdio que também produz além de animar seus próprios títulos seria a production I.G. Um exemplo de um estúdio exclusivo famoso é o Kyoto Animation, temos também o J.C. Parcerias entre dois estúdios para a produção de animes não é incomum, como por exemplo a production I.G. se aliando com a Gainax na produção do filme de Evangelion e a gainax se aliando com a Shaft na produção de Gunbuster, Mahoromatic e He is my master.

Voltando ao mangaka, em geral, apos a produtora ser definida, as conversas se dão mais entre seu produtor (editor) e o estúdio para garantir que a obra saia como o mangaka gostaria, esse editor acaba atuando, então, como seu agente.

>> No.10300197,37 [INTERNAL]  [View]

Interessante que nem sempre adaptações são necessariamente seguras e de títulos famosos, um caso interessante é o de chihayafuru que vocês podem checar no artigo do ocanimeblog no começo dessa parte, além do gênero e do título a ser adaptado, o formato e horário de exibição na televisão ocupam importante aspecto no custo da produção do anime. Séries exibidas em um horário mais noturno saem mais baratas, mas acabam tendo uma audiência bem menor, especialmente dos jovens que dormem cedo para ir para o colégio e consequentemente a popularidade e venda de figures e DVDs licenciados, que é o principal retorno de renda da produtra, acaba sendo menor. Cabe a produtora cuidar desta parte político-econômico e negociar com os editores as adaptações necessárias para esse formato enquanto avalia os riscos.

É interessante agora falar como essa remuneração ocorre, no japão, de uma forma única. través quase exclusivamente de DVD/BD com alto preço mas sustentados por uma pequena parcela fanática que coleciona material freneticamente. Isso tem coorelação direta com a teoria de que são os otakus tetudos que sustentam e "estragaram" os animes, já que boa parte daqueles que compra DVD são eles.

De uma forma resumida: No japão, diferentemente do ocidente, a remuneração de venda de dvds vai em maior parte para a produtra que o colocou no mercado e apenas uma pequena parcela fica com as lojas e autores, dessa forma, a maneira única que se estabilizou o mercado no japão, desde a década de 80, é cobrar um preço "premium" por discos e empetecá-los com capas bonitas para apelar para colecionadores. No japão, um DVD com apenas 3~4 episódios pode chegar a custar mais de 90 dolares, um valor exorbitante, mas colecionadores e hobistas são muito "apaixonados" financeiramente nesse processo, muitos trintões solteiros moram em casas relativamente pequenas ganham bem e não tem dinheiro com que torrar nem tempo com o que ocupar, e acabar se dedicando MUITO a hobbies. Cobrando 90 dolares por unidade, vendendo 8000 dvds, que não é um número tão grande assim, com 45% de remuneração da produtora, significa que eles conseguiram adquirir 324.000 dólares só com a venda de DVDs. A produção de um anime de 12 episódios, com os processos modernos de digitalização tem ficado cada vez mais barata e perto da casa de um milhão. 8000 dvds é um número MUITO pequeno e represeta, de fato, um nicho pequeno, mas o interessante, é que se formos ver os títulos que mais fizeram famosos, vendendo mais de 300 mil cópias nos ultimos anos, foram títulos mais mainstreans como Evangelion, Steins Gate, Madoka ou Bakemonogatari. K-ON de fato é um fenômeno único e vendeu bastante mas animes de moe ou ecchi "hardcore" acabam ficando em números mais modestos na casa das dezenas de milhares. Quando a obra é BOA de verdade, o público mainstream absorve bem então é mentira dizer que os Otakus tetudos virjões viciados em moes que sustentam o mercado, isso é uma falácia. Eles sustentam os pequenos mercados de nicho, aqueles que eles mesmo consomem, assim como é valido para os principais nichos, o exemplo de chihayafuru por exemplo do artigo do blog que citei, um anime bem escrito de romance e cultural, sem apelos exagerados de fanservices, inteligente e focado para o público josei, teve vendas e rankings excelentes, extrapolando as previsões de vendas e números super elevados que vão além de fujoshis tetudas e entram em fãs mais casuais também.

Vocês podem ler o processo de venda mais detalhadamente na parte 2 do artigo da ANN

>> No.10661198 [View]

Just completed 11eyes Resona Forma, and since I remember someone wanted me to post impressions a few weeks back, here goes.

The game is mainly Shiori and Lisette centric. It has a bunch of afterstories for all 4 heroines, which are essentially the character routes that were never present in the original game, only without a proper story.
Only Kukuri's is relevant as it adds a bit to the true end from the original game, but it's really short.

Then there's the Shiori route which introduces a few new characters and goes into more depth about Index and Shiori's lineage. It was an OK route overall, and Sophia was really hot.

Contd...

>> No.11799234 [View]

>>11799222
■2011年エロゲ売り上げランキング(TECHGIANトップランキングより)

    TG  PUSH Gc    発売日      タイトル・ブランド
1.  2432 27,916 3.  2011年04月28日 大帝国 ALICESOFT
2.  2179 26,268 5.  2011年10月28日 ワルキューレロマンツェ[少女騎士物語] Ricotta
3.  2149 25,652 1.  2011年04月28日 穢翼のユースティア オーガスト
4.  1909 27,180 2.  2011年09月30日 恋騎士 Purely☆Kiss エフォルダムソフト
5.  1773 24,420 4.  2011年05月27日 カミカゼ☆エクスプローラー! クロシェット
6.  1726 22,920 6.  2011年04月22日 神採りアルケミーマイスター エウシュリー
7.  1457 17,752 8.  2011年08月26日 ランス・クエスト ALICESOFT
8.  1313 24,424 11 2011年06月24日 Rewrite Key
9.  1234 15,560 7.  2011年10月28日 恋色空模様 after happiness and extra hearts すたじお緑茶

10 1204 18,268 10 2011年02月25日 グリザイアの果実 フロントウイング
11 0970 09,136 13 2011年12月16日 めばえ たぬきそふと
12 0902 10,120 12 2011年04月28日 sisters~夏の最後の日~ Jellyfish
13 0897 13,332 9.  2011年01月28日 黙って私のムコになれ! ensemble
14 0861 13,676 19 2011年12月22日 あっぱれ!天下御免 BaseSon
15 0765 09,432 21 2011年05月27日 愛しい対象(カノジョ)の護り方 AXL
16 0748 10,020 32 2011年04月15日 11eyes-Resona Forma- Lass
17 0747 09,284 24 2011年09月30日 your diary CUBE
18 0733 20,683 25 2011年12月22日 WHITE ALBUM 2~closing chapter~ Leaf

>> No.12448605 [View]
File: 215 KB, 341x290, 1408364479272.png [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
12448605

>>12448035
No te das cuenta del acento forzado que tienes? No es natural. Aparte de que tienen una forma de hablar muy burda.

shshshshshs en cada palabra.

>> No.12448745 [View]
File: 382 KB, 800x1025, 1406565965823.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
12448745

>>12448605
>No te das cuenta del acento forzado que tienes?
Entiendo que te suene extraño porque no estás expuesto al castellano peninsular de forma habitual. No estás diciendo nada nuevo.
>No es natural.
Es lo más natural para el que lleva hablando castellano toda su vida. Obviamente para tí no.
>Aparte de que tienen una forma de hablar muy burda.
Igualmente burdo te sonará el alemán, no sé que intentas argumentar aparte de "no me gusta porque suena distinto".

>> No.12528095 [DELETED]  [View]

Por favor, seguir llamando mi empresa mal e inútil. Debido a su forma de pensar ya es inamovible para boicotear mis productos que no tiene sentido en mí mejorando mi "imagen". Si usted piensa que con tanta fuerza que mi empresa debe detenerse tal vez debería notificar a la prensa sobre nuestras prácticas. Así que en resumen no me importa una mierda. Ir y tratar de arruinar mi compañía.

>> No.15150625 [View]

>>15143479
How many gravure vida were done by her? Specific salsa forma this?

>> No.15312751 [View]

>>15300410
What especial imagen will be usted forma 100? A compilación of al?

>> No.15446828 [View]
File: 41 KB, 1280x720, sd.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
15446828

>>15446811
>>15446782
de cierta forma estoy contento de que las metarus no van a visitar chilango mordor otra vez

>> No.16002471 [DELETED]  [View]
File: 42 KB, 480x636, ole tio.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
16002471

>>16002443
Un comentario rojo de la parte posterior ofc
Un pocho jamas podria usar esas palabras especificas de forma correcta
>con
your pochiness is showing senpai

>> No.16043439 [View]
File: 54 KB, 845x639, 1474512450250.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
16043439

Reading Inaba of the Moon, Inaba of the earth in a spanish blogs in 2010
Since the manga is already pretty secondary i didn't searched forma touhou after that.
Months later I played a touhoumon hack and learned about the girls and the music.

>> No.16133033 [View]

>>16133021
If you like it enough, play Resona Forma too.

>> No.18242651 [View]

>>18242506
>Gyaruuk Hai
Thank god my dick is blanco forma verdadeira or else I wouldn't be able to fuck those monsters silly.

>> No.18421439 [View]

>>18421412
Also, I can read pretty well, but my writing skills are not that great. I have never had English lessons anywhere other than school so I could try to improve it before becoming a teacher as my level is not that great.

Será que faz diferença onde você se forma? Pensei em fazer vestibular para a USP caso isto me desse mais chances mas se não fazer tanta diferença apenas iria à PUC aqui em Curitiba pra ciência da computação. Não sei se a UTFPR tem CC. Eu só não sei como eu me qualificaria para trabalhar por lá. Já pensei em último caso tentar me mudar pra Berlim já que lá eles contratam bastante macacos de código e não precisa saber alemão.

>> No.18787224 [View]

>>18787184
Okina Matataaaa~
Una forma de seeeer~

>> No.19482454 [View]

>>19482420
YUA (forma de spic)

>> No.19771448 [SPOILER]  [View]
File: 2.02 MB, 1920x6480, 1535544187166.jpg [View same] [iqdb] [saucenao] [google]
19771448

>>19771379
>we might want to tone down Jinron posting not to ruin experience for everyone.
Yup, but thankfully I don't think I've ever explained who he is, what his role is, or what he wants.
>senshinkan translation
The one game that wasn't teased, only really requires DI for referencesoutside the odd KKK reference, arguably Masada's best piece of work nostalgia fags be damned. Maybe.
But then everyone will find out that G-Yuusuke is a talented hack when they see Seijuurou(Alter)/ (Forma de 征志郎). Design choices aside, I thought that shit was pretty cool.

>> No.19785974 [View]

Right I'm going to call some shit in advance
Characters introduced in each heaven
First> Mithra> 7 kings of Good(including human Muzan(forma del viejo hombre) ), 7 kings of Evil, first generation Naraka sensory
Second> ParaLost cast, including human Satanael, and Judas
Third, Wildcard, don't even know if Naraka had a sensory, he probably did and that resulted in the creation of Big Snek. Or Masada goes full meme and includes no characters because lol Bocchi
Fourth> you already know-Shirou
Fifth > Jashuumon's cult leader(still confused about how that's a thing with Shirou still existing, unless all sensories are autonomous) and probably more members of the cult.
6th> you already know
7th> whichever group Amaterasu and Rea(la forma perfecta) belong to, which probably includes the protagonist who will dick them both.

>> No.19786250 [View]

>>19785974
>whichever group Amaterasu and Rea(la forma perfecta) belong to, which probably includes the protagonist who will dick them both.
Is it formed that the player character is male?

>> No.20165910 [View]

>>20165898
Big is justice, so Anna (forma de original)

Navigation
View posts[-48][-24][+24][+48][+96]